ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
Efeitos da suplementação de Leucina da Hipertrofia Muscular 11-mar-2012

 

Efeitos da suplementação de Leucina na hipertrofia muscular
 
 
Foram avaliados 10 estudos, sendo 6 deles com ratos e 4 com humanos. Os protocolos de intervenção variaram entre a presença ou não de atividade física e privação ou não de alimentação. Ao analisar os resultados, vimos que, em 100% dos estudos, a suplementação com leucina mostrou-se eficaz em aumentar a síntese protéica muscular. A leucina promove a síntese protéica via mecanismos envolvendo uma proteína quinase denominada alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR) e esta estimula a síntese por meio de três proteínas chaves: a proteína quinase ribossomal S6 de 70 kDA (p70S6k); a proteína 1 ligante do fator de iniciação eucariótico 4E (4E-BP1); e o fator de iniciação eucariótico 4G (eIF4G).
 
Conclusão: A suplementação de leucina estimula a síntese muscular protéica em ratos e em humanos, submetidos a uma atividade física ou não, podendo também prevenir a sarcopenia em idosos. Apesar de os resultados serem positivos, faz-se necessários outros estudos e pesquisas que sejam capazes de averiguar de fato a ação da leucina separadamente de outros aminoácidos.
Efeitos da suplementação de Leucina da Hipertrofia Muscular
Fonte:
“O Efeito da Suplementação de Leucina na Síntese Protéica Muscular”. Guilherme Rossi da Mata, Francisco Navarro (orientador). Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. V. 3. n. 17. p. 367-378. set/out. 2009. ISSN 1981-9927.