ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
Café da manhã e seu impacto no metabolismo 11-mar-2012

 

Efeito do consumo do café da manhã nos parâmetros: ingestão energética, resposta endócrina e metabolica das refeições seguintes
 
 
Um estudo muito interessante avaliou o impacto negativo na saúde quando não se realiza o café da manhã.
12 participantes saudáveis foram orientados a ingerir uma refeição liquida 150min após terem ingerido um café da manhã padrão  (B), ou sem café da manhã (NB).
Após a ingestão da refeição líquida parâmetros como glicose sanguinea, indulina serica foram mais elevados no grupo NB. Ácidos graxos livres foram mais elevados no grupo NB em relação ao grupo controle.
GLP-1 e peptídeo Y plasmáticos estiveram mais elevados na condição B.
Imediatamente antes da refeição liquida a sensação de saciedade foi menor e as sensações de fome e desejo de comer maiores no grupo NB. Na refeição seguinte o grupo B ingeriu uma media de 17% menos de energia comparado ao grupo B.
 
Este estudo conclui e reforça a importância do café da manhã para a saúde. A não realização desta refeição provoca alterações metabólicas e hormonais importantes que podem induzir, a médio ou longo prazo, o ganho de peso e desenvolvimento de Diabetes.
Café da manhã e seu impacto no metabolismo
Fonte:
Breakfast Consumption Affects Appetite, Energy Intake, and the Metabolic and Endocrine Responses to Foods Consumed Later in the Day in Male Habitual Breakfast EatersJ. Nutr. 2011 141: 1381-1389; first published online May 11, 2011.doi:10.3945/jn.110.1286