ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
Ingestão de Fibras e saúde arterial 11-ago-2012

 

Ingestão de Fibras e saúde arterial
 
Baixa ingestão de fibras é associada ao enrijecimento da artéria carótida.
 
.
A ingestao de fibras é associada à redução do risco de doença cardiovascular. Se o enrijecimento arterial é causado pela baixa ingestão de fibras não sabemos ainda.
 
Este estudo propôs a investigar se um baixo consumo de fibras (e alimentos ricos em fibras) ao longo da vida do jovem é associado ao enrijecimento arterial na vida adulta.
 
Foi um estudo longitudinal, com 373 participantes nos quais suas dietas foram avaliadas entre as idades de 13 e 36 anos (em média de 5 avaliações no período), e o enrijecimento arterial estimado pela ultrasonografia de 3 largas arterias na idade de 36 anos.
 
Verificou-se, após levarem em conta todos os fatores (idade, sexo, altura, energia total ingerida, e outras variaveis de estilo de vida), que os participantes com maior enrijecimento arterial consumiram menos fibras durante os 24 anos de estudo em relação aos participantes com menos enrijecimento arterial.
 
Além disso, os voluntarios com maior enrijecimento arterial consumiram menos frutas, vegetais e grãos integrais.
 
Concluiu-se que uma menor ingestão de fibras durante a adolescencia está relacionada a um maior enrijecimento da carotida (e risco cardiovascular) quando adulto. 
Ingestão de Fibras e saúde arterial
Fonte:
Lower lifetime dietary fiber intake is associated with carotid artery stiffness: the Amsterdam Growth and Health Longitudinal Study.Am J Clin Nutr. 2012 Jul;96(1):14-23. Epub 2012 May 23.