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L - Arginina AKG e suplementação 11-ago-2012

 

A suplementação de L-arginina cetoglutarato (AKG) falha em melhorar a performance muscular em homens treinados e sedentários
 
 
 
 
 
Suplementos a base de l-arginina são vendidos para melhorar a performance no exercício, porém sua eficácia ainda não está totalmente comprovada. 
 
Este estudo se propôs a avaliar a eficácia da suplementação de L-arginina ceto-glutarato (AAKG) na força muscular e em endurance, em homens treinados e sedentarios.
 
8 homens treinados e 8 sedentários ingeriram 3g de AAKG ou placebo, 45min antes da atividade de força, num estudo randomizado duplo-cego.
 
Uma repetição máxima (1RM) foi realizada no supino e no leg press como protocolo de treinamento. A frequencia cardiaca foi aferida pré e pós exercício. Uma semana depois os participantes repetiram o protocolo ingerindo a suplementação oposta.
 
Os valores finais indicaram diferença significante entre os grupos treinados e destreinados, porém sem diferença quando comparados os grupos suplementados e placebo. A frequencia cardíaca foi similar em ambos os grupos no término dos treinos de supino e leg press.
 
Os resultados deste estudo indicam que a suplementação de AAKG não forneceu benefícios ergogenicos no treino de 1RM ou TLV (volume de carga maxima) quando medidos nos exercicios de supino e leg press, independentemente do nivel de treinamento dos participantes.
 
L - Arginina AKG e suplementação
Fonte:
Acute L-arginine alpha ketoglutarate supplementation fails to improve muscular performance in resistance trained and untrained men. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2012, 9:17