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XVII Volta Internacional da Pampulha - Dicas de Alimentação do dia anterior à Prova 05-dez-2015

A XVII Volta Internacional da Pampulha será realizada amanhã, com percurso de 18km e largada para o Pelotão geral às 8h. Se você está se preparando para a prova, cuide bem da sua saúde e confira as dicas da DAMATTANUTRI para a sua alimentação.

NO DIA ANTERIOR À CORRIDA:

 

• Preciso mudar minha alimentação no dia anterior à prova?

 

SIM. Esta é uma excelente estratégia para aumentarmos nossa reserva de carboidrato (glicogênio) para o dia da prova. Terá uma melhor performance do início ao fim da prova quem iniciar a corrida com uma boa reserva de glicogênio. Assim reduz-se a chance deste atleta sentir fadiga - tanto muscular quanto mental - na ultima metade do percurso, fato que pode comprometer seu desempenho e impedir o alcance de suas metas tão bem planejadas.

 

• O que fazer na prática?

 

Recomendamos o aumento da ingestão de carboidratos ao longo do dia que antecede a prova juntamente com a redução da ingestão de proteínas e gorduras. No café da manhã assim como nos lanches intermediários invista em carboidratos (simples ou integrais) como pães, tapiocas, geléias de frutas, sucos naturais e frutas. Saladas de frutas adicionadas de mel e granola entre as grandes refeições são uma ótima opção para atingirmos boa quantidade de carboidratos e hidratarmos repondo os minerais e vitaminas que são importantes antioxidantes para nossos musculos.

Nas refeições grandes (almoço e jantar) opte por massas com molhos leves isentos de gorduras e com o mínimo de proteína possível. Não abuse numa quantidade que não for do seu costume.

 

Por fim, não se esqueça de manter uma ótima hidratação ao longo do dia anterior à corrida. Esta é fundamental para uma boa performance e prevenção de cãibras durante o evento.

XVII Volta Internacional da Pampulha - Dicas de Alimentação do dia anterior à Prova
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