ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
XVII Volta Internacional da Pampulha - Dicas de Alimentação durante a prova 05-dez-2015

Alimentação durante a prova

 

A alimentação durante a prova é bastante peculiar. Um pequeno erro pode ser determinante para a performance do atleta.

Devemos pensar nos seguintes itens:  Boa hidratação, energia e digestão leve.

A hidratação durante a corrida é fundamental, porém alguns atletas mais experientes que tem um ritmo mais forte se sentem melhor com estomago mais leve e preferem hidratar-se bem pouco, o que não é problema pra ele pois é um atleta adaptado à aquelas condições. Já a grande maioria dos atletas deverão manter uma hidratação a base de pequenos goles de água num intervalo de mais ou menos 20 minutos (este intervalo pode variar de acordo com o costume de cada atleta).

Cuidado: bebidas misturadas com carboidratos em pó (ex: maltodextrina) durante a corrida não são muito indicadas pois qualquer erro na diluição da mistura poderá acarretar má digestão e vomitos podendo te tirar da corrida.

Para evitarmos ao máximo a depleção completa do nosso glicogênio ao longo da corrida deveremos repor algum tipo de carboidrato de fácil digestão. Num intervalo de aproximadamente 30/40 minutos recomendamos a ingestão de: Gél de carboidrato (acompanhado de alguns goles de água pura) ou rapadurinhas (~20gr) ou melzinho (~4 a 5unds de 3g).

 

XVII Volta Internacional da Pampulha - Dicas de Alimentação durante a prova
Fonte: