ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
Síndrome do Intestino Irritável 01-dez-2017

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Irritable Bowel Syndrome, é considerada a doença (ou desordem) intestinal mais comum entre as pessoas. Vários sintomas como dor ou desconforto abdominal, gases excessivos, constipação e diarreia caracterizam a SII e na maioria dos casos vários desses sintomas são presentes conjuntamente.

A fisiopatologia da SII é caracterizada pela alteração na motilidade e permeabilidade intestinal, ativação imunológica, desregulação do eixo intestino-cérebro, disfunção do sistema nervoso central e alteração na microbiota intestinal.

Pelo fato de haver uma forte relação nervosa entre o cérebro e o intestino, é muito comum, além dos sintomas da SII, termos também fatores emocionais presentes, como ansiedade, depressão, stress, dentre outros.

Apesar de existir o tratamento medicamentoso para esta doença a cada ano que passa aumenta a relação SII x Alimentação. Ao corrigirmos a alimentação do paciente no consultório o alívio dos sintomas é praticamente imediato.

Pacientes com quadro de SII normalmente apresentam certa sensibilidade ao consumo de Trigo (ou farinha de trigo). Não se sabe ainda se a proteína do trigo (Glúten) é o fator desencadeante (por alteração na flora intestinal) ou se os carboidratos fermentáveis presentes no trigo (oligo/di/monossacarídeos e poliois - FODMAPs) são os vilões. Fato é que a farinha de trigo quando evitada, na maioria dos casos, promove melhoria dos sintomas da SII.

Como mencionado acima, os FODMAPs são um grupo de carboidratos. Estes são pouco digeridos no intestino delgado e por isso são fermentados por bactérias no cólon gerando excesso de gases e distensão abdominal.

Estudos indicam que tanto o glúten quanto os FODMAPs induzem alterações negativas na flora intestinal, e que a reposição de prebióticos (fibras que estimulam o crescimento bacteriano intestinal) e probióticos (bactérias benéficas) tendem a normalizar a flora e aliviar os sintomas da SII.

Importante ressaltar que não necessariamente o paciente diagnosticado com SII deverá evitar todos esses alimentos ricos em FODMAPs e glúten. A sensibilidade a esses nutrientes costuma ser bastante individual.

Para acessar a foto com os alimentos ricos em FODMAPs acesse a mesma postagem no instagram @damattanutri
 
Referencias:
Nanayakkara WS, Skidmore PML, OBrien L, et al. Efficacy of the low FODMAP diet for treating irritable bowel syndrome: the evidence to date. Clin Exp Gastroenterol 2016:9 131–142.

Muir JG, Gibson PR. The Low FODMAP Diet for Treatment of Irritable Bowel Syndrome and Other Gastrointestinal Disorders. Gastroenterol Hepatol (N Y). 2013;9:450-452.

Lucinda A. Harris, and Noemi Baffy, Modulation of the gut microbiota: a focus on treatments for irritable bowel syndrome, Postgraduate Medicine, pp. 1–17, 2017

Síndrome do Intestino Irritável
Fonte: