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Proteínas, Carboidratos e Recuperação Muscular/Hipertrofia 28-jun-2019

Proteínas, Carboidratos e Recuperação Muscular/Hipertrofia

 

Um texto breve sobre um assunto que gera muitas dúvidas

Imaginem aquele caso clássico: um aluno (ou a aluna) praticante de musculação que tem como objetivo ganho de massa muscular - já malha há pelo menos 1 ano, fiel às 5 vezes por semana, porém, até agora, sem resultados expressivos.

Por indicação já até comprou um whey protein, isolado e caro na maioria das vezes, e tem tomado uma dose logo após os treinos. Além disso, aumentou as porções das proteínas da alimentação e ainda incluiu novos alimentos ricos em proteínas. Dependendo da inspiração toma até mais outra dose de whey em outro momento pra ver se o músculo vem mais rapido. 😱

Pode parecer complexo para algumas pessoas mas o caso mas é muito simples de se resolver.

Falando em termos de ganho e volume muscular principalmente, sem dúvida nenhuma as proteínas desempenham um importantíssimo papel e precisam ser ajustadas, porém todo o problema desse aluno se resolve com um simples ajuste do velho e bom carboidrato.

Costumo dizer em consultório, de forma ilustrativa, em termos de importância para a hipertrofia e volume muscular, os carboidratos tem 80% de parcela e as proteínas 20%.

No caso deste praticante de musculação, com uma simples correção no aporte de carboidratos (e muitas vezes a redução do excesso de proteínas) os resultados já são visíveis em poucos dias. A musculatura rapidamente se hidrata e volumiza. Ao mesmo tempo, tem-se uma recuperação muito mais eficiente do glicogênio muscular trazendo também mais força e disposição para o treino dele.

Atletas de outras modalidades esportivas (corrida, ciclismo, triathlon, etc) muitas vezes acabam pecando por este mesmo erro. Apesar desses atletas não terem a intenção de volume muscular eles precisam de um ajuste criterioso de macronutrientes, principalmente carboidratos, para uma excelente recuperação/ressíntese de glicogênio muscular e hepático para manter sua performance nos treinos seguintes e competições.

Se seu caso for semelhante a algum desses procure um bom nutri esportivo 👍💪

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Proteínas, Carboidratos e Recuperação Muscular/Hipertrofia
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