ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
Insulina 20-ago-2019

**Insulina**

Nao diferente de todos os hormonios do nosso corpo a Insulina é um hormônio fundamental para nosso metabolismo (principalmente no controle da nossa glicemia) e sua concentração fisiológica (normal) é de fundamental importância pois ela tem relação com diversos outros sistemas.

Em consultório é cada vez mais comum depararmos com pacientes com níveis elevados de insulina. A princípio costuma ser uma situação assintomática porém a primeira queixa que correlacionamos é a dificuldade enorme de emagrecimento.

Na grande maioria das vezes a descompensação da insulina se desenvolve em resposta ao sedentarismo e má alimentação, e este é o passaporte para o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Não bastasse a situação que já é delicada, a insulina por si só quando descontrolada apresenta um potencial inflamatório altíssimo para todas nossas células e assim causando um efeito "bola de neve" piorando toda a situação do paciente que vê seu emagrecimento cada vez mais difícil. Este quadro é muito conhecido também como Resistencia à insulina.

No que diz respeito à alimentação os fatores mais influentes no descontrole da insulina são: 1) o excesso de carboidratos de modo geral; 2) Prevalência de carboidratos de alto índice glicêmico (geralmente doces e farináceos); 3) baixo consumo de fibras; 4) consumo excessivo de gorduras e de baixa qualidade.

Por fim, procure ter um bom controle sobre sua insulina (mantendo níveis próximos a 2 no sangue), mantenha os treinos frequentes e a alimentação controlada e não terá problemas!! Caso sinta necessidade procure um bom nutri e um bom educador físico!!

Inclua sempre a insulina, Homa-IR e Homa-Beta em seus checkups

E aí, como anda a sua??

 

 

Insulina
Fonte: