ARTIGOS

> RESUMO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS SOBRE NUTRIÇÃO
< voltar
suplementar BCAA ou AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS ajuda a manter ou preservar a minha massa muscular? 26-set-2019

Esta é sem dúvidas uma das campeãs: suplementar BCAA ou AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS ajuda a manter ou preservar a minha massa muscular?

Resposta: NÃO. NUNCA.

Para a indústria de suplementações SIM (óbvio!!)

 

O que então faz com que eu não perca músculos?

Simples. Muito simples.

Os 3 "pilares" são:

1) Estímulo do TREINO (treino de verdade!!); 2) Balanço calórico correto (ingestão x gasto); 3) Relação Carbo x Ptn x Gordura (com ingestão proteica não mais que 1,5 – 2,0gr/Kg/peso)

Acontece que a maioria das pessoas inicia uma atividade física com intuito de ganho muscular mas sequer sua alimentação fornece um balanço calórico adequado para que isso ocorra, ou pior, sequer consome o mínimo de carboidratos para que a sinalização hormonal aconteça. Como eu já mencionei em um post anterior, sem esse mínimo de carboidratos não há treino ou suplementação que forneça recuperação e volume muscular!! O gasto financeiro com esses produtos será proporcional à frustração do resultado!!

Ao simples fato corrigir os itens dos Pilares acima imediatamente criamos um meio propício para a recuperação muscular assim como ganho de força e performance de modo geral.

Por fim, me preocupa a conduta rotineira de muitos endocrinologistas e nutricionistas esportivos que prescrevem a seus pacientes manipulações de aminoácidos (além de dezenas de outras fórmulas) com a promessa de "preservar" sua massa muscular sem nenhum embasamento científico e sem sequer discutir ou mencionar os pilares que são as condições mínimas para o objetivo daquele paciente.

Antes de comprar qualquer suplementação consulte um nutricionista esportivo

suplementar BCAA ou AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS ajuda a manter ou preservar a minha massa muscular?
Fonte: