CLA e composição corporal

 

Suplementação com CLA por 8 semanas não afeta composição corporal, perfil lipídico e marcadores de proteção em homens com sobrepeso e hiperlipidêmicos.
 
 
Estudo avaliou os efeitos da suplementação com CLA na composição corporal, perfil lipidico e biomarcadores protetores em homens hiperlipidemicos e com sobrepeso.
27 participantes, divididos em dois grupos, controle (óleo de cartamo, 3,5g/dia), ou CLA (clarinol 80% CLA, 3,5g/d) seguiram o protocolo durante 3 fases de 8 semanas (separadas por washout de 4 semanas) e foram avaliados nos parâmetros: peso, massa gorda, massa magra, perfil lipidico, sensibilidade a insulina, adiponectina, moléculas inflamatórias (PCR, TNFα e IL-6) e oxidativas (LDL oxidada).
Comparado com o grupo controle, o tratamento não afetou nenhum parâmetro avaliado no grupo CLA. Além disso, a suplementação de CLA não afetou a taxa de beta-oxidação de ácidos graxos.
Estes resultados são importantes para desmistificar promessas relacionadas ao CLA no que diz respeito aos parâmetros avaliados.
 
Voltar