Estratégia alimentar
Sua maratona está pra chegar em +-2 semanas e você não sabe como deveria estar sua alimentação durante esse período?
Saiba que essas semanas que antecedem treinos longos, maratonas ou ultramaratonas exigem cuidados alimentares específicos e cruciais para uma boa performance no dia da prova.
Provavelmente você que já é um(a) corredor(a) experiente sabe que estocamos energia em nosso corpo, e essa energia é naturalmente armazenada nas formas de gorduras e carboidratos. Esse último é o “preferidinho” pelo nosso corpo e é facilmente utilizado durante corridas longas, curtas, mais ou menos intensas.
O fato é que maratonas exigem um treinamento complexo, e nas semanas que antecedem as provas os treinos costumam ser também tão longos quanto os próprios 42km.
É aí que está o ponto de importância.
Em caso de alimentação insuficiente ou desajustada durante esse período o atleta tem uma péssima recuperação muscular e nem sequer seu glicogênio muscular (que é o ponto mais importante) é reposto satisfatoriamente ao final dos treinos. Isso, se repetindo ao longo dos dias que antecedem uma maratona, faz o atleta pagar um preço altíssimo no dia da prova – de cãibras até a falta total de energia da metade até os km´s finais da competição.
Sendo assim, nas semanas que antecedem maratonas, devemos ter cuidados alimentares para mantermos nossos estoques de carboidratos (glicogênio) em níveis ótimos antes, durante e após os treinos, para que ocorra uma boa recuperação energética e, consequentemente, uma boa recuperação muscular.
Importante ressaltar o risco de dietas radicais (ou tentativas de emagrecimento) durante esse período, isso pode jogar toda a preparação física no lixo além do risco à sua saúde.
Dia 19/junho acontecerá a maratona do RJ e postarei dicas mais específicas para a prova.
Visite também os posts anteriores sobre alimentação pré, intra e pós-treino.