Nozes e efeito Antioxidan

Nozes aumentam a capacidade antioxidante, catequinas e reduz a oxidação de LDL-Colesterol

Compostos bioativos das nozes tem mostrado propriedades antioxidantes em testes in vitro, porém a biodisponibilidade em humanos ainda não é conhecida. Este estudo examinou as alterações pós-prandiais (após a ingestão) na capacidade de absorção de oxigênio radical (ORAC) e nas concentrações de tocoferois, catequinas e ldl oxidada, em resposta a refeições a base de nozes. 16 homens e mulheres foram orientados a consumirem um dos três tipos de refeições testes: noz pura, nozes misturadas ou placebo de caloria e nutrientes equivalentes.
Os sangues eram coletados sempre no início das refeições e em intervalos regulares até no maximo 24hs após a ingestão.
Após a ingestão de noz pura e misturadas, a concentração de tocoferol plasmático dobrou em 8hs e ORAC aumentou 12 e 10% em 2hs respectivamente.
Após o consumo da noz pura, ldl oxidado reduziu 30, 33 e 26% em 2, 3 e 8hs, respectivamente, e as concentrações de epigalocatequina galato após 1 e 2hs foram maiores do que o valor inicial, e 1h após o placebo.
Estes resultados mostram que os contituintes bioativos das nozes são absorvíveis e contribuem para a defesa antioxidante pós-prandial.
 
Voltar