Massa Magra
Gosto de escrever textos onde esclareço as dúvidas mais frequentes que os pacientes trazem às consultas e acredito que desta forma acabo ajudando muito mais pessoas.
Esta é sem dúvidas uma das campeãs: suplementar (Whey, BCAA, Aminoácidos Essenciais, etc) ajuda a manter ou preservar a minha massa muscular?
Resposta: NÃO. NUNCA.
Para a indústria de suplementações SIM (óbvio!!)
O que então faz com que eu não perca músculos?
Simples. Muito simples.
Os 3 “pilares” são:
1) Estímulo do TREINO (treino de verdade!!); 2) Balanço calórico correto (ingestão x gasto); 3) Relação Carbo x Ptn x Gordura (com ingestão proteica não mais que 1,5 – 2,0gr/Kg/peso)
Acontece que a maioria das pessoas inicia uma atividade física com intuito de ganho muscular, mas sequer sua alimentação fornece um balanço calórico adequado para que isso ocorra, ou pior, sequer consome o mínimo de carboidratos para que a sinalização (ou função) hormonal aconteça. Como eu já mencionei em um post anterior, sem esse mínimo de carboidratos não há treino ou suplementação que forneça recuperação e principalmente volume muscular!! O gasto financeiro com esses produtos será proporcional à frustração do resultado!!
Ao simples fato corrigir os itens dos Pilares acima imediatamente criamos um meio propício para a recuperação muscular, assim como ganho de força e performance de modo geral.
Por fim, me preocupa a conduta rotineira de muitos profissionais que prescrevem a seus pacientes manipulações de aminoácidos (além de dezenas de outras fórmulas) com a promessa de “preservar” sua massa muscular sem nenhum embasamento científico e sem sequer discutir ou mencionar os pilares que são as condições mínimas para o objetivo daquele paciente.
Antes de comprar qualquer suplementação consulte um nutricionista esportivo